Catálogo

Como calcular a depreciação de máquinas e equipamentos nas indústrias?

Como calcular a depreciação de máquinas e equipamentos nas indústrias?

Visando a durabilidade de máquinas e equipamentos na indústria, é importante compreender e aplicar o cálculo de depreciação para minimizar o desgaste das peças. Conceito bastante utilizado no setor de contabilidade, o cálculo de depreciação busca informações sobre a durabilidade de itens como lâmpadas, empilhadeiras, móveis, automóveis, máquinas e equipamentos em geral. 

Feito com base em uma tabela criada pela Receita Federal, o cálculo de depreciação visa controlar os gastos com manutenção e possíveis interrupções na produção. Por isso, um gestor que preza pelo bem da empresa deve incluir o cálculo de depreciação em seu planejamento antes que as perdas e os prejuízos começam a aparecer.

Assimilar as informações sobre os cálculos ajuda a compreender os fatores que causam impacto na vida útil das máquinas e equipamentos, prevendo e prevenindo a desvalorização dos itens. Saber qual o valor de aquisição, o valor residual e a vida útil são os pilares do cálculo de depreciação. Basicamente, a depreciação dos objetos pode ser causada pelos seguintes motivos:

– Má utilização do produto;

– Equipamento de qualidade inferior;

– Desconhecimento das técnicas de uso;

– Negligência no cuidado com as máquinas;

– Ausência de prevenção e redução de danos.

 

Gostou das dicas? Compartilhe!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a equipe da Andorinha BR: 

(19) 3027-7000 |