Catálogo

Qual é a diferença entre a serra de fita e serra circular?

Qual é a diferença entre a serra de fita e serra circular?

Quando sei que devo escolher uma máquina de serra de corte em vez de uma serra circular?
Para usuários comuns que precisam de uma serra, a pergunta continua surgindo: como devo escolher a máquina de serra de corte correta?

Na prática, isso deve ser baseado no conteúdo e método de corte e uso da peça de trabalho.

Obviamente, uma decisão errada colocará em risco a produtividade e o desenvolvimento enfrentará sérias dificuldades.

As lâminas de serra de fita são amplamente utilizadas em vários campos. Eles são amplamente utilizados no processamento de metal, mas também podem ser usados ​​para cortar vários outros materiais.

Em comparação com as serras que utilizam ferramentas circulares, a principal vantagem das serras de fita é que o movimento de corte é obtido por meio da distribuição uniforme da carga nos dentes, podendo cortar formas irregulares ou curvas como uma serra circular.

Mas, você sabe como escolher a sua máquina de serra de corte ideal?

É sobre isso que vamos falar hoje. Continue a leitura conosco.

Como era antigamente?

Décadas atrás, quando a indústria não tinha um avanço tecnológico tão decisivo, a escolha entre a máquina de serra de corte circular e serra de fita era fácil porque os dois tipos de serras diferiam muito na qualidade do produto.

Os fabricantes que visam a produção em massa geralmente escolhem lâminas de serra circular para corte a frio, mas se as tolerâncias não forem particularmente rígidas, uma serra de fita barata será suficiente.

Devido aos avanços tecnológicos, a diferença funcional entre serras circulares e serras de fita tornou-se bastante confusa.

Principais características da máquina de serra de corte de fita

A máquina de serra de corte de fita pode ser usada para cortar peças muito longas, como tubos de aço ou barras de máquinas. Existem dois tipos de serras de fita, verticais e horizontais, cada um com suas vantagens.

Também conhecida como serra de fita por definição, é uma serra elétrica com uma lâmina de serra de fita longa e afiada feita de uma tira de metal dentada contínua que passa entre as rodas para cortar a peça de trabalho.

Uso industrial da máquina de serra de corte de fita

A máquina de serra de corte de fita é usada principalmente para metal, mas também podem ser usadas para cortar outros materiais duros com corpos mais alongados.

A principal característica da serra de fita é a carga sobre os dentes, que permite um movimento de corte suave, uniformemente distribuído na lâmina da serra de fita, podendo cortar formas irregulares ou curvas.

Máquina de serra de corte de fita x Máquina de serra de corte circular: qual a melhor?

Serra de Fita

Devido à sua estrutura especial, as serras de fita são muito adequadas para o corte de materiais longos, como tubos ou barras sólidas, e oferecem uma precisão muito alta.

Portanto, para a maioria das empresas de processamento de metal, as serras de fita são uma parte indispensável de toda a linha de produção.

Na indústria moderna, as serras de fita são amplamente utilizadas em vários campos e aplicações.

Por outro lado, a máquina de serra de corte circular usa uma serra circular em vez de uma serra de fita para serrar, o que leva ao desempenho de processamento exclusivo da serra circular.

Serra Circular

Uma serra circular é uma serra elétrica que usa componentes abrasivos ou serrilhados ou lâminas de serra para cortar vários materiais girando em torno de um mandril.

Em outras palavras, as serras circulares são caracterizadas pela boa qualidade de processamento, tolerâncias de corte pequenas e sem rebarbas.

Ao escolher entre serras de fita e serras circulares, a eficiência econômica da máquina é o fator decisivo de hoje.
Embora os sistemas de controle w os sensores CNC possam ajudar as serras de fita a melhorar a precisão, o custo e a tecnologia serão outra questão.

O processo de serragem agora é geralmente controlado de forma mais inteligente, e é por isso que as serras de fita estão se tornando cada vez mais práticas sob a orientação de vários controles inteligentes.

Somente as linhas de produção de corte de metal inteligente podem se adaptar às mudanças nas demandas do mercado.

Conclusão

A invenção da máquina de serra de corte de fita remonta a uma ideia muito antiga dos povos indígenas da África ou do Oriente Médio: nesse período, as pessoas usavam algumas peças naturais para serrar, que ainda são muito eficazes nas tarefas de produção.

A combinação certa de largura da lâmina e desempenho da serra pode fornecer desempenho máximo de corte, não apenas mais rápido do que as serras circulares, mas também mais rápido do que outras máquinas de corte de tubos e barras.

Quando é necessária maior precisão no corte, os projetos modernos de máquinas de serra de corte de fita já incluem sensores de controle para tornar o processo da serra de fita mais preciso.

Quando o assunto é serra fita, não existe outro nome no Brasil com mais expertise e confiabilidade do que a Andorinha.

Leve sua oficina ou marcenaria para o próximo nível! Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com nossa empresa.