Catálogo

Fornecedores Industriais: Como avaliar e encontrar a parceria ideal?

Fornecedores Industriais: Como avaliar e encontrar a parceria ideal?

Pode parecer simples a tarefa de escolher os melhores fornecedores para sua empresa ou indústria, mas a verdade é que essa função exige que o comprador encare a situação como uma missão. 

Desde a pesquisa de orçamento até a emissão da Nota Fiscal, a equipe deve acompanhar todo o processo de aquisição de serviços e produtos, começando por entender as necessidades da empresa antes de iniciar a pesquisa por fornecedores.

Encontrar a parceria ideal vale não apenas para redução de custos, mas também para redução de riscos. Tais ações de gerenciamento têm como objetivo garantir a longevidade saudável de uma empresa, evitando retrabalhos, prejuízos, perdas e até demissões.

Outro detalhe na hora de escolher o fornecedor ideal é o de lembrar que o jeitinho brasileiro nem sempre é uma boa opção a longo prazo, pois camaradagem e amizade não garantem a qualidade e o custo-benefício do que está sendo comprado.

Visão de mar e a eficiência do comprador

Um comprador que se preze é observador e conhece de perto as demandas internas, desde a ergonomia dos móveis que servirão de apoio aos colaboradores até a Nota Fiscal do cafezinho diário.

O olhar que enxerga longe procura por produtos de alto impacto e durabilidade, prevenindo mecanismos e ambientes de desgaste, como locais de armazenamento impróprios, por exemplo.

Construir uma relação de confiança começa na negociação

Quem compra quer garantia e segurança! Sendo assim, nada mais justo do que investigar a trajetória da empresa fornecedora e seu tempo de experiência no mercado; conhecer seus clientes e concorrentes, suas histórias, produtos e certificados, além dos diferenciais de atendimento. 

Ao realizar a pesquisa pelos melhores valores, queira saber como funciona o produto, pergunte sobre a rastreabilidade do transporte, agilidade da entrega e informações sobre assistência técnica, entre elas a preventiva. Se o vendedor estiver preparado, saberá responder essas e outras dúvidas do comprador. 

Um exemplo, agora com a pandemia, é que muitas empresas e indústrias implantaram o autoatendimento para manter o fornecimento de serviços e produtos, demonstrando que a inteligência humana e a inteligência artificial estão aí para colaborar com a excelência em todos os processos de uma operação. 

O fornecedor ideal sabe que a adaptação é a chave do progresso!

Tire suas dúvidas por telefone: (19) 3027-7000 | (19) 9 8272-0157