Catálogo

Setor Industrial: Como garantir maior produtividade

Setor Industrial: Como garantir maior produtividade

Manter uma indústria produtiva é algo que gera impactos que atingem positivamente os custos e a minimização de problemas no setor industrial. Em outras palavras, se a produtividade está alta, os custos são menores e os empecilhos exercem menos influência sobre o processo. Dessa forma, induz que, quanto mais produtiva está uma indústria, maiores os seus lucros e a sua viabilidade.

Logo, para que uma companhia que pertence ao setor industrial tenha os lucros sonhados, é necessário que haja otimização de recursos. Ou seja, deve realocar esses recursos da melhor maneira possível. Além disso, o uso de máquinas e equipamentos é indispensável para que a maior produtividade seja garantida. Queremos lembrar que esse uso não é, necessariamente, atrelado a investimentos absurdos. 

Pelo contrário, optar pelo uso dessas ferramentas pode ser extremamente vantajoso para a produção, atrelando velocidade com a quantidade de produção buscada. Porém, vamos primeiro a como trazer mais produtividade para a indústria. 

Crie processos para o negócio

Não é segredo para ninguém que a falta de padronização proporciona maior risco de falha na produção, sendo ela industrial ou não. Isso acontece, pois, essa desorganização não proporciona que colaboradores executem o processo como foi esperado, ocasionando em retrabalhos e, consequentemente, desperdícios que não deveriam ocorrer. 

Se você optar por criar processos definidos dentro da sua produção, você otimiza e enxuta o trabalho, o que minimiza a chance de retrabalhos. Para fazer isso, faça uma análise detalhada dos gargalos e busque a padronização dos fluxos de trabalho. Isso gerará uma base consistente para cada área, proporcionando maior rendimento. 

Além disso, essa padronização permite que, quando houver erros, eles sejam rapidamente identificados e solucionados. Lembramos que evitá-los por completo é impossível, mas a criação de processos é muito eficaz para apontar a área em que as falhas estão sendo cometidas. Caso se aponte uma incidência específica de falhas em um dos processos, você poderá repensá-lo e reformulá-lo, visando otimizar sempre a cadeia de produção. 

Revise o fluxo de trabalhos

É indispensável que os gestores revisem o fluxo de trabalho, mesmo que não tenham sido identificados erros. Essa revisão deve envolver tanto a chegada de matérias-primas e insumos quanto o envio até o cliente.

Para que isso seja possível, torna-se necessário mapear todos os procedimentos e atividades da empresa, além dos colaboradores que são responsáveis por cada coisa e todas as máquinas e tecnologias envolvidas. Apenas através do mapeamento pode-se identificar quais fatores devem ser otimizados a fim de uma entrega mais eficiente e produtiva. 

Identifique e priorize resolver os gargalos

Os gargalos de produção são o recurso, máquina, equipamento ou centro de trabalho mais sobrecarregados na indústria. Também pode ser um gargalo a área que mais traz desperdícios ou retrabalhos, configurando-se como produção lenta. É possível que eles estejam relacionados a atividades extras, burocracias desnecessárias ou até mesmo a falta de máquinas e equipamentos que possam otimizar o processo. 

Identificar esses gargalos está diretamente relacionado com resolvê-los, através da avaliação dos custos envolvidos com a troca de equipamentos por mais eficientes, por exemplo. 

Invista na capacitação 

Empresas que visam aumentar sua produção devem, invariavelmente, investir na capacitação de seus profissionais. Pensemos juntos, caso sejam compradas máquinas ou equipamentos para incrementar a velocidade de produção, será necessário possuir uma quantidade de profissionais que possa operá-los.

Caso contrário, não se aproveitará as incontáveis vantagens dos novos itens, tendo em vista que a equipe não estará preparada para lidar com a inovação. Logo, o investimento na capacitação deve ser investido, visando trazer aos profissionais o conhecimento necessário em relação a práticas de mercado, novas tecnologias ou até procedimentos mais adequados. 

Aposte em máquinas e equipamentos

É fato: a tecnologia tem acelerado os processos de qualquer indústria, revolucionando tarefas e atrelando velocidade de entrega a uma precisão impressionante. Ela, atrelada a automação, pode sim, trazer a transformação que proporcionará o aumento da produtividade. 

  • Entre as vantagens da aposta de máquinas e equipamentos, estão:
  • Diminuição de custos;
  • Maior precisão ao fazer tarefas;
  • Aumento de eficiência;
  • Agilidade na realização de metas;
  • Entre outras. 

Logo, investir em máquinas e equipamentos é uma das medidas que mais pode trazer produtividade à empresa. Os outros itens são necessários, mas para que você tenha destaque no mercado de trabalho e sobressaia à concorrência, você deve investir na tecnologia. 

Além disso, dentre as tecnologias existentes para uma indústria, destaca-se o segmento metal mecânico como o maior responsável por aumentar a produção através das suas máquinas e equipamentos. Isso através do corte de metais, por um maquinário veloz e assertivo. 

Ademais, o investimento nesse setor industrial atrela maiores resultados a custos baixíssimos se comparados aos resultados gerados. Por esses e outros motivos, caso você esteja buscando maior produtividade no setor industrial, a melhor solução é o investimento em máquinas e equipamentos de corte de metais.

Como a Andorinha BR pode me ajudar com isso?

A Andorinha BR é uma empresa consolidada no mercado, especializada no processo de corte de metais através de máquinas de serra de fita, serra circular, discos de corte e lâminas de serra de fita. Todos os anteriores participaram da composição das máquinas para o setor industrial. 

Além disso, a Andorinha traz aos seus clientes o que há de melhor na entrega e custo-benefício. A empresa foi responsável também por desenvolver e trazer ao Brasil as quatro marcas de serra de fita mais importantes do mercado atual. 

Tendo isso em vista, comprova-se que a Andorinha BR pode oferecer os serviços de corte de metais, que poderão revolucionar a produtividade industrial!

Como o corte de metais traz maior produtividade para a indústria

Entre as vantagens que o corte de metais da Andorinha BR oferece para a indústria, estão a velocidade e precisão da matéria prima, a qualidade máxima do serviço e a diminuição de retrabalho. 

Além disso, como já mencionado, o corte de metais é uma das áreas da indústria que possui o menor custo para a implantação de máquinas e equipamentos de ponta. Ao mesmo tempo, traz os maiores resultados perante à mudança destes. Dessa forma, ao investir no corte de metais de qualidade, você poupa tempo e dinheiro, transformando o crescimento da produtividade e lucratividade. 

Por isso, a Andorinha BR investiu no segmento de máquinas de serra fita. Assim, oferecemos ao mercado nacional um produto com a máxima qualidade e custo acessível. Após um longo período de estudos e pesquisas, a Andorinha iniciou parceria com a Cosen. Ela é uma das maiores fabricantes de máquinas de corte do mundo, com mais de 60 modelos entre manuais, semi-automáticas, automáticas, NC e CNC. 

Ademais, estabelecemos parceria também com a Amada, empresa japonesa que é líder em tecnologia e volume de produção. Através de ambas as parcerias, nós oferecemos uma grande variedade de produtos com preços competitivos, visando sempre o melhor para você!

Separamos dois produtos de corte de metais que são ideais para ajudar a cumprir seus objetivos. Confira-os a seguir!

Serra de fita

A lâmina da serra de fita possui aptidão para trabalhar de 15 a 100 metros de deslocamento por minuto. Essa velocidade impressionante agrega produtividade e segurança ao corte de metais industriais. Além disso, a serra tem aplicação em ferro fundido, titânio, cerâmica industrial e óxido de alumínio, dentre outros elementos. Esse produto atrela cortes mais baratos, com lâminas de vida útil maior e mais resistente à fadiga. Adquira as melhores serras de fita com a Andorinha!

Máquinas de serra fita

A máquina de serra fita é um equipamento especialmente desenvolvido para resistir a condições extremas de trabalhos pesados. Isso acontece, pois ela proporciona alta proteção e possui características de set-up de repetição fácil.

Externamente a isso, a máquina de serra fita é capaz de cumprir toda a demanda com resultados de alta precisão. Ela apresenta-se ao mercado industrial como uma ferramenta versátil, pois realiza o corte que você precisa em uma gama muito extensa de materiais.

Quando se diz respeito à eficiência, a máquina de serra fita é a mais indicada do mercado. Entre seus diferenciais, estão: 

  • Quatro velocidades diferentes;
  • Mais robusta e precisa que as demais opções do mercado;
  • Exclusivo sistema de transmissão de força por motorredutor;
  • Sistema de refrigeração integrado;
  • Estação de controle ergonômica;
  • Cabeçote em ângulo de 45°;
  • Capacidade de proporcionar maior vida útil à lâmina;
  • Braços de guias de ferro fundido,
  • Entre outras.

Esses dois produtos são ideias para te auxiliar a cumprir seus objetivos. Porém, possuímos outros em nosso site que também podem oferecer incontáveis vantagens para a indústria. Confira-os clicando aqui. 

A Andorinha oferece as melhores soluções em serras e equipamentos para corte de metais em geral. Nossos equipamentos contam com o maior índice de desempenho e segurança, com a tecnologia líder de mercado. Torne-se nosso cliente e conquiste produtividades recordes no setor industrial!